Meu pai viveu as grandes emoções de sua vida pública na Câmara, diz filho de Ulysses
06/10/2016 - 10:58

Filho de Ulysses Guimarães, Tito Enrique disse que sempre imaginou dois lugares para que as homenagens a seu pai pudessem ter um significado maior: o mar e o Plenário da Câmara dos Deputados.
“O mar, que ele amava e onde morreu. O mar que nunca mais nos devolveu o seu corpo. E este Plenário, que ele também amava e onde viveu fazendo o que mais gostava, a política”, disse ele, durante sessão solene que comemora o centenário de nascimento de Ulysses Guimarães.
Tito Enrique também destacou o fato de o Plenário da Câmara levar o nome de Ulysses. “Isso deve deixá-lo muito feliz. “Aqui foi onde ele viveu as grandes emoções da vida pública”, revelou ele, citando a luta do pai como opositor ao regime militar.
“Ele dizia: a caravela vai partir, as velas estão pandas de sonhos, aladas de esperanças”, lembrou Tito Henrique, recordando o sentimento de esperança de Ulysses com a reabertura democrática do País.
Por fim, Tito Enrique ressaltou que foi o Congresso Nacional ponto central de quase toda a atividade política de Ulysses Guimarães e, portanto, nada mais justo que o Plenário da Câmara levar o seu nome. “É emocionante ver ser exemplo de vida pública ser lembrado a todo instante. Sentimos orgulho de ver nosso pai como referência de ideal, convicção democrática e honestidade para nossos homens públicos”, finalizou.
Acompanhe também pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube
Reportagem - Murilo Souza
Edição - Rachel Librelon