Política e Administração Pública

Relator apresenta alterações ao projeto sobre estatais

14/06/2016 - 23:19  

Assista ao vivo à sessão do Plenário

O deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA), relator do Projeto de Lei 4918/16, terminou de apresentar seu parecer às emendas de Plenário para o texto do Senado, que estabelece regras para nomeação de dirigentes de estatais dos três níveis de governo (União, estados e municípios), normas para licitações e práticas de transparência.

Entre as mudanças propostas por ele ou incorporadas depois de sugestões de outros partidos, destacam-se o aumento de 10 para 20 anos do prazo para as sociedades de economia mista ofertarem 25% de suas ações em bolsa de valores; a diminuição de 25% para 20% de conselheiros independentes nos conselhos de administração; e a possibilidade de profissionais liberais exercerem cargos em estatais.

Ele também retirou do texto do Senado a proibição de nomeação como dirigentes de estatais quem tenha feito parte de estrutura partidária nos últimos três anos.

Para o relator, o texto incorpora a contribuição de várias matizes políticas e ideológicas. “A estatal passará a ter diminuição de indicações políticas e ela terá de seguir o interesse social para o qual foi criada”, afirmou.

Maia também destacou que as novas regras de licitação para as estatais darão mais agilidade, sem perda de controle.

Mais informações a seguir

Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4918/2016

Íntegra da proposta