Política e Administração Pública

Câmara aprova urgência para projeto sobre responsabilidade das estatais

Base governista quer votação rápida da proposta, enquanto a oposição pediu mais debates sobre o tema

07/06/2016 - 20:02   •   Atualizado em 07/06/2016 - 22:41

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Ordem do dia para análise, discussão e votação de diversos projetos
Deputados aprovaram regime de urgência apesar da obstrução de 6 partidos na sessão do Plenário

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (7), por 275 votos a 6, o regime de urgência para o Projeto de Lei 4918/16, do Senado, que institui o estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias, no âmbito da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

O projeto estabelece mecanismos de controle e divulgação dos dados da gestão e sobre licitações dessas empresas.

Deputados de partidos de oposição criticaram a aprovação da urgência. Para o líder do PCdoB, deputado Daniel Almeida (BA), a urgência não tem justificativa, uma vez que o projeto começou a tramitar na Câmara no fim de abril.

“É um projeto complexo, que faz profundas alterações na gestão das estatais e das empresas de economia mista. Trata de licitação, da composição de diretorias, e tudo isso deve passar por cada uma das comissões temáticas da Casa. Não se pode votar um projeto tão complexo com pareceres dados diretamente aqui no Plenário”, disse Almeida.

O regime de urgência foi aprovado mesmo com a obstrução de PT, PDT, PTN, PCdoB, Psol e Rede. Ainda não há data confirmada para análise do mérito da proposta, que pode entrar na pauta já nesta quarta-feira (8).

Novo governo
Por outro lado, o líder do PPS, deputado Rubens Bueno (PR), disse que o projeto é urgente porque faz parte da Agenda Brasil, defendida pelo presidente interino Michel Temer.

“É muito importante para a economia do País. Nós queremos mudanças e não aquela propaganda que, durante 13 anos, dizia que estava mudando e nada mudou. Esta aí a corrupção deslavada. Por isso, queremos uma lei de responsabilidade das estatais, que estabeleça compromissos, critérios e a defesa do interesse do País”, disse Bueno.

Pela liderança do PMDB, o deputado Darcísio Perondi (RS) afirmou que o projeto é importante para evitar um “descalabro administrativo”, o qual foi atribuído por ele aos últimos 13 anos de governo. “Essa é uma regra revolucionária, transformadora, sob o ponto de vista de gestão pública. É necessária para exigir mais responsabilidade dos gestores”, disse Perondi, acrescentando que a proposta foi discutida no Senado durante o governo da presidente afastada Dilma Rousseff.

Já o deputado Weverton Rocha (PDT-MA) se manifestou contra a urgência do projeto. “Os temas precisam ser debatidos”, disse.

Weverton Rocha também criticou o governo pela edição da Medida Provisória 727/16, que, segundo ele, dá ao presidente da República interino o poder de “desestatizar” empresas por decreto.

Reportagem – Murilo Souza e Eduardo Piovesan
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta