Política e Administração Pública

Vice-governador pede debate sobre terras do Amapá sob domínio da União

15/05/2015 - 17:40  

O vice-governador do Amapá, Papaleo Paes (PDT), fez um apelo ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, que promova a discussão, em Brasília, sobre as terras do Amapá, que estão sob domínio da União. O pedido foi feito durante a edição do Câmara Itinerante, que acontece na sede da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap).

“O Estado do Amapá deve ser dono de suas terras. Devemos estudar uma forma de regularizar essas terras. Já temos uma boa base energética, mas estamos emperrados em cima de terras que não nos pertencem, pois elas não são nossas e, sim, da União”.

Porto de Santana
Aproveitando a presença do ministro de Portos, Edinho Araújo, Papaleo Paes solicitou empenho do ministro em solucionar os problemas do porto de Santana (antigo Porto de Macapá). “Nós estamos geograficamente longe dos demais estados do Brasil. Nós temos grandes problemas no estado do Amapá, e dentre os problemas que vivemos é o nosso porto”, disse Paes.

O ministro disse que o governo reconhece o potencial do porto de Santana. “Pelos portos do Brasil são feitas 95% de nossas exportações, e o porto de Santana tem uma importância fundamental na exportação. O governo federal reconhece que o Amapá precisa de investimento, principalmente, em seu porto”, ressaltou Edinho Araújo.

Servidores dos ex-territórios
Papaleo Paes agradeceu ainda a aprovação da Medida Provisória 660/14, em março deste ano, já transformada na Lei Ordinária 13.121/15, que permite a servidores dos ex-territórios do Amapá e de Roraima optarem pelo quadro em extinção de pessoal da União, da mesma forma que os servidores e empregados de Rondônia. “Hoje o Poder Legislativo nos honra”, concluiu Paes.

Câmara Itinerante 
O programa Câmara Itinerante tem o objetivo de levar a Câmara dos Deputados até os cidadãos das diferentes regiões do País, para que os parlamentares ouçam as necessidades locais e acolham sugestões.

Para participar dos debates, a população pode enviar perguntas e sugestões, em tempo real, por meio do portal e-Democracia ou pelo e-mail camaraitinerante@camara.leg.br. Usuários do Instagram e do Twitter podem usar a hashtag #camaraitinerante.

Reportagem – Thyago Marcel
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4330/2004

Íntegra da proposta