Aécio sugere debate sobre vulnerabilidade das urnas eletrônicas
16/04/2015 - 12:35
O presidente do PSDB, Aécio Neves, quer convidar todos os partidos políticos para “um grande debate sobre a vulnerabilidade das urnas eletrônicas”. Segundo ele, esse debate pode ser feito neste ano, em que não há eleição.
“As urnas eletrônicas são um avanço inequívoco, mas deve ser permitida sua conferência quando se achar necessário”, disse, na comissão especial de reforma política.
A deputada Clarissa Garotinho (PR-RJ) acha que a “principal voz que vem das ruas” questiona justamente a confiabilidade das urnas eletrônicas. Segundo ela, esse sistema é questionado no mundo inteiro.
Campanha antecipada
Clarissa e Aécio Neves concordaram o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), que defendeu a inclusão na reforma da “descriminalização do debate político”. Segundo Lima, hoje o juiz define o que é campanha antecipada e muitas vezes impede um candidato de disputar a eleição. Ele afirmou que, em outros países, em qualquer tempo é permitido se fazer o debate político.“A manifestação política é legítima a qualquer tempo”, concordou Aécio.
O presidente do PSDB também sugeriu mudança na legislação para proibir institutos de pesquisa que trabalhem para o governo de fazer pesquisas para veículos de comunicação.
Participe
A população pode participar do debate pelo portal e-Democracia, acessando as salas de bate-papo na página de eventos interativos.
A reunião ocorre no plenário 11.
Reportagem - Lara Haje
Edição - Daniella Cronemberger