Deputado critica mudanças no seguro-desemprego em época de crise
09/04/2015 - 11:40
O deputado Glauber Braga (PSB-RJ) criticou há pouco o governo por promover mudanças nas regras do seguro-desemprego, previstas na Medida Provisória 665/14, em um momento de crise, com previsão de baixo crescimento econômico, aumento do desemprego e queda da renda do trabalhador. Ele lembrou que o cenário é previsto pelo próprio ministro da Fazenda, Joaquim Levy.
"Se o Ministério da Fazenda anuncia que é um ano de dificuldade, de ajustes, como se dificulta o acesso do seguro-desemprego num quadro negativo?", questionou Braga. Segundo ele, o governo terá dificuldade para aprovar as MPs 664/14 e 665, que estão sendo debatidas agora em audiência pública conjunta. O debate é promovido pelas comissões mistas que analisam as duas matérias.
Entenda o que muda nos benefícios.
"Hoje a adoção dessas medidas não é algo que vai ter uma aprovação simples", disse Braga. Ele disse também que os deputados e senadores têm dificuldade de justificar a aprovação das MPs em suas bases eleitorais com o argumento de que elas são "meros ajustes". "O governo precisa criar alternativas", disse Braga, que defendeu a criação do imposto sobre grandes fortunas.
Já o senador Paulo Paim (PT-RS) disse que não existe "a mínima chance" de as medidas provisórias serem aprovadas sem alteração pelo Congresso Nacional. Ele propôs a construção de dois grandes acordos para votar as medidas. "Esse Congresso não tem como votar no momento em que o governo está numa situação da maior gravidade", afirmou Paim.
A audiência pública prossegue no plenário 6, da ala Nilo Coelho, no Senado.
Reportagem - Janary Júnior
Edição - Natalia Doederlein