Política e Administração Pública

Presidente da comissão de reforma política defende voto majoritário para deputados

30/03/2015 - 11:59  

O presidente da Comissão Especial da Reforma Política da Câmara dos Deputados, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), também defendeu há pouco o voto majoritário para a eleição de deputados federais.

“Com as devidas ressalvas feitas pelo vice-presidente da República, Michel Temer, eu também, apesar de ser do DEM, concordo com a ideia do PMDB de que o 'distritão' é um passo a frente”, disse Maia.

Ele também defendeu um teto para limitar os gastos de campanha. “Uma campanha presidencial não pode custar R$ 300 milhões. Não se pode gastar quase R$ 80 milhões com ações de marketing”, criticou.

Relator da reforma política na Comissão Especial, o deputado Marcelo Castro (PMDB-PI) citou pesquisas recentes sobre a satisfação da população com o Congresso Nacional para reforçar ainda mais a necessidade de mudar o atual sistema político brasileiro.

“Chegamos a uma situação de tamanha separação, de divórcio, de distanciamento com o que pensa a sociedade brasileira que não há outro caminho senão mudar”, disse Castro. O relator voltou a apontar como principais problemas do atual sistema político do País o custo exorbitante das campanhas, a excessiva influência do poder econômico, o número excessivo de partidos, entre outros.

Castro adiantou ainda assuntos que parecem encontrar maior consenso para mudanças, como mandatos de cinco anos, coincidência das eleições e novas regras para suplências de senador, que passarão a ser escolhidos entre os mais votados que não foram eleitos e não mais os indicados pelo candidato eleito. “Não teremos mais a anomalia de alguém falar em nome dos estados sem ter representação para isso”, concluiu Castro.

Reportagem - Murilo Souza
Edição - Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.