Política e Administração Pública

Reforma política nunca esteve tão em evidência, diz Michel Temer

30/03/2015 - 11:34  

O vice-presidente da República, Michel Temer, disse há pouco que o tema da reforma política nunca esteve tão em evidência quanto atualmente. “Fui deputado federal por seis mandatos e sempre vi este assunto em debate durante as eleições, mas este tema nunca esteve tão evidente mesmo após as eleições, como ocorre agora”, observou Temer.

Ele participa de seminário promovido pela Comissão Especial da Reforma Política da Câmara dos Deputados para debater temas relacionados à reforma política na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Temer defendeu mudanças no sistema eleitoral para que os deputados federais passem a ser eleitos por voto majoritário. “Temos sustentado a tese do voto majoritário para deputado federal. Ou seja, o chamado ‘Distritão’, em que cada estado é um distrito. Assim, se você tem 25 vagas para deputados em determinado estado, automaticamente os 25 candidatos mais votados estarão eleitos”, defendeu Temer, ressaltando sua posição como presidente do PMDB.

O vice-presidente discordou da tese que afirma que a eleição majoritária para deputados enfraquece os partidos políticos. “Há uma decisão do Supremo Tribunal Federal que assegura que o mandato pertence ao partido, ou seja, mesmo se optar por mudar de legenda após a eleição, o mandato fica com o partido”, concluiu Temer.

Temer ainda criticou o atual sistema de coligações do sistema proporcional, que acaba permitindo que candidatos mais votados percam a vaga para outros menos votados por conta do total de votos dos partidos e coligações.

Reportagem - Murilo Souza
Edição - Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.