Começa audiência com presidente do Banco Central na Comissão de Orçamento
09/12/2014 - 10:35
Começou há pouco a audiência pública da Comissão Mista de Orçamento (CMO) para ouvir o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini.
Ele apresenta uma avaliação do cumprimento dos objetivos e metas das políticas monetária, creditícia e cambial referentes ao segundo semestre de 2013 e primeiro semestre de 2014.
A audiência pública tem participação das comissões de Finanças e Tributação; de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados; e das comissões de Assuntos Econômicos; e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado Federal.
No fim de novembro, Tombini foi confirmado à frente do BC por mais quatro anos, junto com a apresentação dos ministros indicados da Fazenda (Joaquim Levy) e do Planejamento (Nelson Barbosa). Na cerimônia, o governo se comprometeu a buscar um superavit primário de 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB) no ano que vem e de 2% nos dois anos seguintes.
O BC vai divulgar na quinta-feira a ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), quando deve justificar o aumento de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros na última quinta-feira (4), que chegou a 11,75%.
Crescimento
No relatório final do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2015 (PLN 3/14), apresentado na última sexta-feira (5), foi feita uma revisão de crescimento da economia no próximo ano, que cai de 3% para 0,8% do PIB. A expectativa, hoje em torno de 0,73%, é similar à dos analistas de mercado no relatório Focus, divulgado pelo Banco Central.
A audiência ocorre no plenário 2.
Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Daniella Cronemberger