Política e Administração Pública

Maia quer apresentar relatório final da CPMI da Petrobras em 10 de dezembro

29/10/2014 - 18:57  

O relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga irregularidades na Petrobras, deputado Marco Maia (PT-RS), espera apresentar seu relatório final até 10 de dezembro e ter o texto votado até o dia 18 do mesmo mês. A declaração foi feita por ele após sair de uma reunião entre os líderes partidários na comissão, realizada ao final do depoimento do diretor de Abastecimento da estatal, José Carlos Cosenza.

“Vou apresentar na semana que vem uma proposta de cronograma, com uma, duas ou três reuniões por semana”, disse Maia.

Os trabalhos da comissão estão previstos para acabar em 21 de novembro, mas há um pedido de prorrogação para até 22 de dezembro. Para ser apreciada pelo Plenário do Congresso, a prorrogação precisa das assinaturas de 171 deputados e 27 senadores.

Maia confirmou que a próxima reunião, marcada para quarta-feira (5), deve ser administrativa, a fim de analisar requerimentos, entre eles o de quebra de sigilo de várias empresas citadas por Paulo Roberto Costa como parte do cartel que teria fornecido propina para abastecer partidos e campanhas.

Na opinião do relator, talvez seja complicado o relatório final impedir a necessidade de haver uma nova CPMI para investigar a estatal na próxima legislatura, como pedem os parlamentares da oposição. “Estamos sendo surpreendidos pelo processo de delação premiada, de uma investigação que ainda está em curso, e o relatório deve prever isso”, comentou.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.