Gabrielli diz que omissão de cláusula na compra de refinaria foi opção da diretoria
25/06/2014 - 17:26
O ex-presidente da Petrobras Sérgio Gabrielli afirmou há pouco, durante audiência da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga irregularidades na estatal, que a exclusão da cláusula put option do resumo executivo analisado pelo conselho de administração da estatal foi uma opção da diretoria da Petrobras. “Sabia de put option, e não de Marlim. Foi uma opção da diretoria nacional. A omissão era uma opção de todos”, disse ao responder o líder do PMDB, deputado Eduardo Cunha (RJ), sobre as etapas de avaliação da compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos.
A cláusula obrigava a estatal a comprar os outros 50% da Pasadena em caso de desentendimento entre os sócios. Ele lembrou que a put option só foi analisada quando houve o processo para comprar a outra metade da refinaria norte-americana em 2008, e não no início da compra, em janeiro de 2006.
Cunha criticou a avaliação dos valores da compra de estoque feita pela empresa belga Astra Oil na aquisição da refinaria da empresa Crown, em 2004, antes de vendê-la à Petrobras, dois anos depois. “Me parece um disfarce fiscal para compra da refinaria”, disse.
A audiência ocorre no plenário 2 da ala Nilo Coelho, no Senado.
Continue acompanhando esta cobertura.
Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Marcos Rossi