Gabrielli começa a depor na CPMI da Petrobras
25/06/2014 - 14:08
Começou há pouco a reunião da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga irregularidades na Petrobras para ouvir o ex-presidente da estatal Sérgio Gabrielli.
O encontro demorou uma hora para começar porque os parlamentares acharam melhor aguardar a chegada do presidente do colegiado, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB). “Peço desculpas pelo atraso próprio de um dia com tráfego aéreo congestionado”, disse.
Vital afirmou que o juiz Sérgio Moro, do Paraná, responsável pelo processo da Operação Lava Jato, compartilhou o processo da operação. Cada parlamentar e dois assessores designados poderão ter acesso aos documentos da Lava Jato, que corre em segredo de justiça.
Depoimento no Senado
Gabrielli já prestou depoimento, há um mês, à CPI do Senado que também investiga denúncias contra a Petrobras. Ele afirmou que, na época, a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, foi um bom negócio para a estatal.
O ex-presidente da estatal também isentou a presidente Dilma Rousseff, então presidente do conselho de administração da estatal, de responsabilidade individual pelo fechamento do contrato. De acordo com Gabrielli, a decisão pela compra da refinaria foi tomada em conjunto pelos membros do conselho de administração, em atendimento à estratégia da empresa à época de buscar refino no exterior.
A audiência ocorre no plenário 2 da ala Nilo Coelho, no Senado.
Continue acompanhando esta cobertura.
Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Natalia Doederlein