Política e Administração Pública

Gilberto Carvalho confirma apoio do governo a evento do MST

26/03/2014 - 20:17  

O ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, confirmou que o governo apoiou uma feira agroecológica montada durante o Congresso do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), realizado em Brasília em fevereiro. O evento recebeu dinheiro da Caixa Econômica Federal, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Petrobras. O financiamento provocou críticas da oposição.

Carvalho convidou os parlamentares a visitarem os assentamentos para que vejam "a evolução que tiveram no processo de produção". Segundo o ministro, a ação do Executivo contribuiu para qualificar esses locais. "A partir daí, foram fundadas escolas de agroecologia", afirmou, ressaltando que, apesar disso, o governo federal tem divergências com o MST.  "Gostaria que vocês presenciassem uma reunião nossa com o MST: é pau puro. Não concordamos, por exemplo, quando invadem fazendas produtivas. Mas não podemos deixar de apoiar o movimento."

Invasão

Quanto à possível tentativa de invasão dos sem terra ao prédio Supremo Tribunal Federal (STF), durante o mesmo evento, Carvalho desafiou qualquer pessoa a apresentar alguma prova - foto, filmagem - que comprove o fato. "Se o ministro Ricardo Levandowiski recebeu uma informação equivocada [sobre a invasão], o problema é de quem a passou. Não houve tentativa de invasão pelo MST, porque havia uma combinação para que isso não ocorresse", sustentou.

Gilberto Carvalho declarou que seu papel, no caso da ONG Ceat (envolvida em irregularidades em convênios com o Ministério do Trabalho), foi simplesmente apresentar alguns dos representantes da organização não governamental. "Lamentavelmente, essas pessoas me traíram. Eu não tenho, de fato, nenhuma condenação, salvo um processo relativo a um caso em Santo André. Nunca cometi crime", declarou.

O ministro participou de audiência pública da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle. O debate já foi encerrado.

Reportagem - Renata Tôrres
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.