Política de recuperação de presos é como Papai Noel e Saci Pererê, diz padre
27/11/2012 - 17:08
O representante da Pastoral Carcerária Nacional, da Igreja Católica, Padre Valdir fez duras críticas às políticas dos governos federal e estaduais quanto aos presos. “Acreditar em políticas de recuperação prisional no Brasil é como acreditar em Papai Noel e Saci Pererê”, comparou.
Segundo Valdir, o sistema prisional brasileiro é caro e violento. “Quanto mais tempo o preso permanece, pior ele sai”, afirmou. O padre acrescentou também que as prisões atualmente seriam escolas para o tráfico e a corrupção. “Precisamos encontrar uma alternativa a isso, pois somos todos responsáveis por esse quadro”, defendeu.
Entre as questões enfrentadas, Padre Valdir destacou os problemas quanto à comida e higiene dos presos. “Em São Paulo, seriam necessários R$ 60 por ano para arcar com a higiene de cada preso, mas gastam-se apenas R$ 12. Cada detento pode contar anualmente com um rolo de papel higiênico, meio sabonete, uma pasta de dentes e um aparelho de barbear”, listou.
Valdir participa de seminário sobre o sistema carcerário brasileiro, promovido pela Comissão de Direitos Humanos. O seminário prossegue no plenário 9.
Continue acompanhando esta cobertura.
Reportagem - Idhelene Macedo/ Rádio Câmara
Edição - Juliano Pires