Direitos Humanos

Empregabilidade é um dos principais problemas do ex-preso, diz AfroReggae

27/11/2012 - 15:02  

Começou há pouco a segunda parte do seminário sobre o sistema carcerário brasileiro, promovido hoje pela Comissão de Direitos Humanos. O primeiro painel do encontro nesta tarde chama “Reintegração Social: Educação, trabalho, saúde e outros direitos fundamentais para integração dos (as) presidiários (as)”.

O primeiro palestrante a falar foi o coordenador do Projeto Empregabilidade do Grupo Cultural AfroReggae, Chinaider Pinheiro. Ex-interno do complexo penitenciário de Bangu, ele explicou o papel do grupo na reintegração de pessoas. “O papel do AfroReggae é muito importante sobretudo na questão da empregabilidade, que é um dos principais problemas dos egressos”, afirmou.

Chinaider contou que durante sua juventude chegou a liderar o tráfico de drogas em várias favelas cariocas, mas após deixar Bangu teve apoio do grupo cultural para estudar e atualmente segue o curso de Direito. Em um ano como coordenador no AfroReggae, ele calcula que já encaminhou cerca de 1.500 egressos para empregos e mais da metade deles permaneceu nessas ocupações.

O painel é coordenado pelo deputado Luiz Couto (PT-PB). O seminário prossegue no plenário 9.

Continue acompanhando esta cobertura.

Reportagem - Idhelene Macedo/ Rádio Câmara
Edição - Juliano Pires

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.