Município é o elo mais fraco da Federação, diz deputado
17/05/2012 - 17:57
O deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) disse há pouco que o município é o elo mais fraco da Federação. Para ele, é essencial valorizar a saúde, os servidores e a educação, mas não se pode atribuir responsabilidades aos municípios sem dar condições para que elas sejam cumpridas.
O parlamentar chamou a atenção para os recursos do pré-sal. “Essa é uma riqueza do povo. É preciso distribui-la para todos os brasileiros. Os royalties são fundamentais para não consolidarmos a desigualdade”, disse.
Já o deputado Edinho Araújo (PMDB-SP) afirmou que as atribuições dos municípios só aumentam, enquanto a arrecadação cai. “A capacidade de investimento dos municípios é zero, eles ficam na dependência de emendas dos deputados. Os prefeitos têm que esperar três, quatro anos para receber o dinheiro”, disse. “Eu abriria mão de fazer emenda a favor de município para que o dinheiro fosse direto para o prefeito administrar”.
Os parlamentares participam neste momento de comissão geral, no Plenário na Câmara, sobre a situação financeira dos municípios.
Continue acompanhando esta cobertura.
Reportagem – Jaciene Alves
Edição – Daniella Cronemberger