PPS quer convocar Delta, JBS/Friboi e BNDES na comissão de Fiscalização da Câmara
10/05/2012 - 17:38
Integrante da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira, o líder do PPS, deputado Rubens Bueno (PR), informou há pouco que apresentou requerimento na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara, convocando o atual presidente da Construtora Delta, Carlos Alberto Verdini; um dos controladores da holding J&F, Henrique Meirelles, que foi presidente do Banco Central no Governo Lula; e o atual presidente do BNDES, Luciano Coutinho, para que eles deem esclarecimentos sobre a possível compra da Construtora Delta pela JBS/Friboi, que faz parte do conglomerado da J&F. Segundo investigações da Polícia Federal, a Delta tem envolvimento com o esquema do contraventor Carlos Cachoeira.
De acordo com Rubens Bueno, um empréstimo de R$ 10 bilhões do BNDES à holding J&F pode estar sendo usado na compra da Delta. “A Delta está sub judice, e essa compra pode apagar as digitais dos crimes que possam ter acontecido na empresa, inclusive caixa dois que pode ter beneficiado a empresa de Carlos Cachoeira e políticos de diversos partidos”, destacou Bueno.
Delta ainda não investigada
Já o senador Pedro Taques (PDT-MT) disse que o depoimento da Polícia Federal Matheus Mella Rodrigues nesta quinta-feira à CPMI, que está em andamento, ressalta que a Delta nacional não foi investigada até agora. “Mesmo a Polícia Federal já tem indícios para a abertura de uma investigação, e a venda da Delta é preocupante”, disse o senador. “Uma empresa de 40 anos, que tem contratos de R$ 5 bilhões somente no PAC [Programa de Aceleração do Crescimento, principal vitrine de obras dos governos Lula e Dilma Rousseff] e 35 mil colaboradores não pode desaparecer de uma hora para outra”, acrescenta.
Por sua vez, o deputado Fernando Francischini (PSDB-PR) afirmou que o presidente do BNDES também deve ser convocado para dar explicações na CPMI do Cachoeira, já que cerca de 31% do capital da holding J&F é de propriedade do banco oficial de fomento.
A CPMI está reunida na sala 2, da Ala Nilo Coelho, do Senado.
Continue acompanhando esta cobertura.
Reportagem – Marcello Larcher
Edição – Newton Araújo