Produção de microchips começará no início de 2012, diz ministro
13/12/2011 - 18:44
A primeira fábrica de microchips do Brasil, inaugurada no ano passado, em Porto Alegre (RS), entrará em operação no início do próximo ano. A declaração foi dada pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, em audiência pública encerrada há pouco.
Segundo Mercadante, o ministério teve que assumir a obra em fevereiro deste ano porque o consócio responsável, Racional Delta, entregou as instalações com dois problemas que impedem o funcionamento da fábrica.
Um dos empecilhos é a ausência de um sistema de água ultrapura, necessário para a produção de microchips. O outro é a falta de tubulações suplementares de segurança, necessárias devido à produção de 17 tipos gases extremamente tóxicos durante o processo de produção dos chips.
O consórcio alega que fez tudo de acordo com padrão internacional de segurança, mas o ministro afirma que a tubulação suplementar é uma exigência prevista em contrato. Assim, o próprio centro está fazendo os ajustes necessários na obra.
De acordo com Mercadante, o ministério está adotando medidas para que o Racional Delta seja responsabilizado civilmente pela inexecução parcial da obra, e não descarta recorrer ao judiciário. "Vamos debitar do consórcio os investimentos que forem feitos nesses ajustes", disse.
Reportagem - Jaciene Alves
Edição - Juliano Pires