Ciência, tecnologia e Comunicações

Comissão ouve Mercadante sobre fábrica de microchips em Porto Alegre

13/12/2011 - 08:28  

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática realiza hoje audiência pública para discutir a situação do Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica (Ceitec), empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, situada em Porto Alegre. Foi convidado o ministro Aloizio Mercadante.

O debate proposto pelo deputado Antonio Imbassahy (PSDB-BA). Ele cita reportagem publicada em 18 de junho pela revista IstoÉ, segundo a qual “a primeira fábrica de microchips do País já consumiu R$ 300 milhões dos cofres públicos e só produziu suspeitas, mais de um ano depois de concluída”.

Segundo a reportagem, o custo das obras do Ceitec foi o dobro do previsto inicialmente. “As obras sofreram 13 aditivos em seis anos e estão na mira do Tribunal de Contas da União (TCU). Uma auditoria identificou várias irregularidades na construção, inclusive superfaturamento de ao menos R$ 15,8 milhões, além de problemas na licitação conduzida pela gestão anterior. Nos bastidores, Mercadante classificou a situação como um escândalo”, diz a revista.

A reunião será realizada às 14h30, no Plenário 9.

Da Redação/WS

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.