Presidente do BC discutirá juros e supervalorização do real
07/11/2011 - 10:08
A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio promove audiência pública na quarta-feira (9) com o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini. Serão discutidos temas como taxa de juros e supervalorização do Real. O debate foi proposto pelo deputados Renato Molling (PP-RS) e Osmar Terra (PMDB-RS).
A alta taxa de juros na economia brasileira, segundo os parlamentares, tem dois efeitos nefastos - a atração de capitais especulativos para o mercado financeiro do País e prejuízos para a competividade do setor produtivo nacional, especialmente a exportação de produtos manufaturados.
Eles lembram que, somente nos primeiros meses deste ano, houve uma redução de 40% nas exportações de produtos manufaturados. “A persistir essa situação, há sérios riscos de desindustrialização da economia brasileira, tornando-a um mero entreposto de exportação de matérias-primas e produtos básicos”.
As altas taxas de juros, segundo os deputados, ainda elevam o custo do capital, inibindo o investimento, o crédito e a modernização da economia. Os juros altos combinados a supervalorização do Real, de acordo com os parlamentares, complica ainda mais o cenário, estimulando as importações e reduzindo a competitividade dos produtos nacionais também no mercado interno.
A audiência está marcada para as 15 horas no plenário 2.
Da Redação/PCS