Alexandre Tombini descarta quarentena para controlar capitais estrangeiros
05/05/2011 - 18:55
O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, rejeitou a possibilidade de o governo adotar um sistema de quarentena para controlar a entrada de capital estrangeiro que não vem para o setor produtivo. “Quarentena não está no radar do BC”, disse, em resposta ao deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
Tombini também foi questionado sobre as medidas que o governo tem adotado para evitar a supervalorização da moeda brasileira. O deputado Alfredo Kaefer (PSDB-PR), por exemplo, defendeu o controle da entrada de capitais estrangeiros para evitar a valorização do real. O presidente do BC afirmou, porém, que a melhor política é intervir no sistema de câmbio flutuante.
Kaefer, no entanto, cobrou medidas mais duras. “O ingresso excessivo de capitais acaba inflando também a oferta de moeda, produzindo inflação. Há um momento diferente na economia, não vale mais a tese do câmbio flutuante como no período em que estávamos atrás dos recursos internacionais. Hoje eles são abundantes no mundo inteiro e migram para o Brasil porque estão mal remunerados na Europa e nos EUA”, disse.
Reportagem - Sílvia Mugnatto/Rádio Câmara
Edição – Ralph Machado