Direitos Humanos

Ouvidor defende criação de órgãos especializados em conflitos agrários

28/06/2011 - 16:54  

O ouvidor Agrário Nacional, Gercino Silva, defendeu há pouco a criação de órgãos especializados em conflitos agrários como forma de reduzir a violência no campo. “Não defendemos a federalização, mas a criação de varas agrárias federais e estaduais, de polícias agrárias, de ministério público agrário”, afirmou.

Anteriormente, o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Gabriel Wedy, tinha defendido a federalização desses crimes, que são considerados contra os direitos humanos.

De acordo com o ouvidor, entre as causas da violência no campo estão problemas como grilagem de terras públicas, impunidade e extração ilegal de madeira. Embora seja o estado com maior número de mortes de trabalhadores rurais, o Pará hoje é o mais bem preparado para resolver as “questões agrárias”, porque tem todo um aparato montado para isso, sustentou Gercino Silva.

Organizada pelas comissões de Constituição e Justiça e de Cidadania e de Direitos Humanos e Minorias, a audiência ocorre no Plenário 1.

Continue acompanhando a cobertura desse evento.

Reportagem – Maria Neves
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.