Direitos Humanos

Presidente da Ajufe defende federalização de crimes contra direitos humanos

28/06/2011 - 16:19  

O presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Gabriel Wedy, defendeu há pouco a federalização do julgamento dos crimes contra os direitos humanos. “Com a federalização, teremos condições de acabar com a impunidade ou diminuí-la a um índice muito próximo de zero; a Justiça federal está preparada para isso”, garantiu.

O juiz lembrou que foram registradas 219 mortes no Pará, nos últimos dez anos, mas que geraram apenas quatro processos. “Isso é um absurdo”, sustentou.

Wedy ressaltou ainda que a violência no meio rural não é um problema apenas do Pará. Ele lembrou que em Rondônia houve 71 mortes nos últimos anos, e no Mato Grosso 50. “A impunidade é superior a 90% em todos os casos”, reafirmou. O juiz federal argumentou ainda que quem recebe as sanções internacionais por esse tipo de crime é a União, “então nada mais justo que a federalização”.

Também participam da audiência:
- o ouvidor Agrário Nacional, Gercino Silva;
- o secretário de Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia, Marcelo Nascimento Bessa;
- o presidente da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Dom Landislau Biernaski; e
- o representante do Movimento Camponês Corumbiara, Francisco Batista da Silva.

Organizada pelas comissões de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e de Direitos Humanos e Minorias, a audiência ocorre no Plenário 1.

Continue acompanhando a cobertura desse evento.

Reportagem – Maria Neves
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.