Política e Administração Pública

PMDB lança Rose de Freitas para 1ª vice-presidente

01/02/2011 - 10:31  

Arquivo - J. Batista
Rose de Freitas deverá ser a primeira mulher a integrar a Mesa da Câmara.

O PMDB indicou oficialmente a deputada Rose de Freitas (PMDB-ES) como candidata à 1ª vice-presidência da Câmara na chapa do atual presidente, Marco Maia (PT-RS), candidato à reeleição.

Ela lembrou a importância de ter sido escolhida oficialmente pelo partido e de uma mulher poder ocupar a Mesa da Câmara pela primeira vez. "A minha bandeira é ter um Parlamento mais dinâmico e sintonizado com o povo", afirmou.

Rose de Freitas também defendeu que presidentes e relatores das comissões cumpram os prazos para aprovação das propostas em tramitação. A parlamentar se declarou municipalista e disse que irá defender os interesses das cidades brasileiras.

Perfil
Professora e jornalista, Rose de Freitas, 62 anos, começou sua carreira política como deputada estadual pelo PMDB, em 1983. Quatro anos depois, foi eleita deputada constituinte e, neste ano, inicia seu sexto mandato na Câmara. Em 1988, a parlamentar ajudou a fundar o PSDB, onde permaneceu até 2003, quando voltou ao seu primeiro partido.

Na Câmara, Rose de Freitas foi vice-líder do PSDB de 1988 a 2001 e em 2003. Nos dois anos seguintes, assumiu a vice-liderança do PMDB. Já atuou como titular de diversas comissões como a de Defesa do Consumidor; e de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio. Participou, ainda, de comissões parlamentares de inquérito, incluindo a CPMI da Terra, em 2005, e a CPI do Sistema Carcerário, em 2008. Além disso, integrou várias comissões especiais para analisar propostas de emendas à Constituição (PECs).

Reportagem – Tiago Miranda/WS

Tempo real:

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.