Dilma diz que o pré-sal permitirá poupança de longo prazo
01/01/2011 - 16:20
A presidente Dilma Rousseff afirmou que os recursos obtidos com o petróleo da camada pré-sal serão usados com responsabilidade. “O meu governo terá a responsabilidade de transformar a enorme riqueza em poupança de longo prazo, capaz de fornecer às atuais e futuras gerações serviços públicos de qualidade”, disse.
Ela disse que seu governo recusará “o gasto apressado”, de forma a não deixar para as futuras geração apenas as dívidas.
Nova era
Para ela, o País “está vivendo apenas o início de uma nova era” de desenvolvimento econômico e social. “Pela primeira vez, o Brasil tem a chance de se tornar uma nação desenvolvida”, disse. Dilma garantiu que esse desenvolvimento será feito preservando as reservas naturais do País.
Dilma disse que é possível crescer aceleradamente sem destruir o meio ambiente. “Somos e seremos os campeões mundiais da energia limpa. O etanol, as fontes hídricas e alternativas, terão grande prioridade e incetivo no nosso governo”, garantiu. Segunda a presidente, o caminho para o desenvolvimento passa também pela valorização da nossa cultura.
Sobre a política externa, Dilma garantiu que seu governo se pautará pela defesa dos valores clássicos de “respeito à não intervenção, defesa dos direitos humanos e fortalecimento do multilateralismo”. Ela também defendeu o combate à fome e à miséria no mundo. “Vamos aprofundar os laços com a América do Sul, a África e o Oriente Médio”, disse. Prometeu também grande atenção aos países emergentes.
Reportagem – Roberto Seabra
Edição – Wilson Silveira