Recarga de botijões nas revendas compromete segurança, diz ANP
08/12/2010 - 12:55
O superintendente-adjunto de Abastecimento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Rubens Cerqueira Freitas, afirmou há pouco que, por questão de segurança, o órgão é contrário ao projeto que permite a recarga de botijões de gás de cozinha em postos revendedores. Para ele, a ampliação do acesso comprometeria as etapas do processo que pretende evitar a ocorrência de erros.
O diretor da Qualidade do Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), Alfredo Lobo, manifestou a mesma opinião. Ele lembrou que há 15 anos a segurança dos botijões estava comprometida, porque os processos de carga e recarga não estavam associados a uma bandeira.
"O Inmetro fez um trabalho para que as empresas passassem a ser responsabilizadas pela segurança dos botijões. Passou-se a exigir a certificação do botijão novo e a inspeção dos usados antes de cada recarga", diz Lobo. Para ele, a possibilidade de revenda em diferentes pontos poderia comprometer as inspeções por falta competência técnica para realizá-la.
A audiência prossegue no plenário 8.
Continue acompanhando a cobertura deste evento
Reportagem – Murilo Souza
Edição – Wilson Silveira