Cidades e transportes

Coordenadora defende fortalecimento da Defesa Civil

18/11/2010 - 15:25  

A coordenadora-geral do Departamento de Minimização de Desastres do Ministério da Integração Nacional, Daniela da Cunha Lopes, afirmou há pouco que as políticas de prevenção dos riscos de desastres nacionais e de assistência às pessoas atingidas precisam ser aprimoradas em três pontos principais: aumento das ações locais de prevenção, diretamente nos municípios; garantia da participação social na área; e fortalecimento institucional da Defesa Civil.

As três áreas principais foram decididas durante a 1ª Conferencia Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária, que ocorreu em março deste ano e reuniu 35 mil pessoas em mais de mil municípios. Segundo Daniela Lopes, essa foi a primeira vez que o tema foi discutido de forma ampla no País. “Antes, o assunto estava restrito aos militares, especificamente em relação à resposta aos desastres”, afirmou.

As declarações da coordenadora foram feitas durante o seminário “Emergências Socioambientais e Direitos Humanos: Novos Paradigmas da Prevenção de Desastres”, promovido pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias. O encontro continua no plenário 9.

Continue acompanhando a cobertura deste evento e envie sua pergunta aos convidados do seminário para o e-mail: pergunte@camara.gov.br

Reportagem – Carolina Pompeu
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.