Haddad: novas provas do Enem devem ser aplicadas em dezembro
17/11/2010 - 14:05
O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou há pouco que as novas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem ser aplicadas ainda em dezembro aos candidatos prejudicados nos testes realizados nos últimos dias 6 e 7. A data deve ser anunciada na próxima semana, assim que for concluída a avaliação da quantidade de exames a ser reaplicados. Conforme o ministro, os novos exames serão aplicados pelas mesmas empresas organizadoras (Cespe/UnB e Fundação Cesgranrio) e sem custo adicional.
Haddad garantiu que será respeitado o prazo do edital, sem prejuízo ao uso da nota pelas instituições de ensino superior. Segundo ele, a correção dos novos testes não será um problema, uma vez que a capacidade de processamento das provas é de 100 mil unidades por dia. “Se houvesse mais dez mil provas para processar, a correção seria em horas”, destacou.
O ministro acrescentou que os problemas ocorridos (erros na impressão de provas e folhas de respostas) na aplicação do Enem no início do mês concentraram-se nos estados da região Sul. Houve ainda casos pontuais em Sergipe.
A audiência com Haddad na Comissão de Educação e Cultura já foi encerrada.
Reportagem – Rachel Librelon
Edição – Marcelo Oliveira