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Problema do Enem foi pontual, diz ministro

17/11/2010 - 11:34  

O ministro da Educação, Fernando Haddad, classificou o problema da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como “tópico” e disse que o fato ocorreu devido ao grande alcance do exame, que foi feito por cerca de 3 milhões de estudantes. Haddad afirmou que, em anos anteriores, foi preciso reaplicar o exame para alguns estudantes. "Não me lembro de uma edição do Enem na qual não tenha havido alguma ocorrência dessa natureza", afirmou.

O ministro reafirmou que é possível aplicar uma segunda prova sem ferir a isonomia, porque em 2008 o Enem foi reformulado para permitir que as provas fossem comparáveis entre si, em relação ao grau de dificuldade.

O método denominado TRI é, segundo o ministro, usado em vários testes internacionais, como Pisa, Toefel e da própria Prova Brasil. “Até então, caso houvesse necessidade aplicar novas provas, não havia como negar a diferença das provas”, argumentou.

Segundo ele, neste ano será preciso identificar caso a caso os alunos que foram prejudicados por erro gráficos, estimados em 0,1% do total de inscritos no exame (cerca de 3,5 milhões). O levantamento está sendo feito sala por sala, num processo de “garimpagem”, segundo Haddad.

A audiência está sendo realizada no plenário 10.

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Reportagem – Rachel Librelon
Edição – Wilson Silveira

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