Professor destaca influência do Brasil no cenário internacional
03/10/2010 - 23:33
O professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB) Alcides Costa Vaz afirmou, em entrevista à Rádio Câmara, que o interesse internacional pelas eleições no Brasil é o reconhecimento de que o País tem uma influência maior nas discussões de temas globais, não só na área econômica, mas também política. Neste domingo, 150 observadores internacionais acompanharam as eleições em todo o Brasil.
Alcides Costa Vaz descartou que o interesse pelas eleições brasileiras reflita uma preocupação com algum tipo de autoritarismo, devido a uma eventual manutenção do PT no poder. “Esse era um temor em 2003, inclusive explorado na campanha política, mas não se confirmou em oito anos de governo Lula”, disse. Para ele, “isso é algo que surge muito mais internamente, dentro da dinâmica da campanha política”, mas sem relevância internacional.
Vaz disse acreditar que, em âmbito internacional, haverá surpresa em relação ao segundo turno, já que a tendência mostrada pelos principais institutos de pesquisa era de vitória de Dilma Rousseff (PT) no primeiro turno.
O professor avaliou que a política sul-americana do Brasil sofreria uma modificação importante no caso de vitória de José Serra (PSDB). Na sua visão, haveria uma tentativa de redução da importância do Mercosul e seriam evitadas concessões econômicas do Brasil em relação aos seus parceiros do bloco.
No entanto, ele observou que a política externa é uma política de Estado e não de Governo, e tem se pautado pela continuidade. “Acho que seriam feitas correções de rumo, mas não seriam correções bruscas”, acrescentou.
Reportagem – Luciana Mariz
Edição – Daniella Cronemberger