Marina é a grande surpresa das eleições, diz Fleischer
03/10/2010 - 21:47

O cientista político David Fleischer afirmou que a surpresa nestas eleições foi a votação expressiva de Marina Silva (PV), que provocou o segundo turno na disputa presidencial. A atuação dela na disputa entre José Serra e Dilma Roussef ainda é, porém, a grande dúvida, diz o professor da Universidade de Brasília (UnB).
Segundo ele, o senador eleito Aécio Neves (PSDB-MG) terá papel importante na articulação da campanha de José Serra. “Seria de novo o café com leite em cooperação”, disse.
Ele afirmou que, na Câmara, as bancadas do PMDB e do PT serão praticamente iguais às atuais, com diferença de três a cinco deputados. Ele prevê que a bancada dos Democratas terá cerca de 45 deputados e do PSDB, de 60 a 65 deputados. O professor também acredita que o PSB vai crescer.
O cientista político afirmou que, caso seja eleita, Dilma Rousseff poderá ter o apoio de 65 a 70% dos deputados e será difícil a oposição aprovar CPIs no Congresso.
Fleischer afirmou ainda que a eleição de Tiririca (PR-SP) caso seja provado que o candidato é analfabeto. Isso, diz ele, afetaria as bancadas do PR e do PT.
Reportagem – Vania Alves
Edição – Daniella Cronemberger