Ministro de Minas Energia discute causas do apagão com deputados
16/12/2009 - 08:55
As comissões de Fiscalização Financeira e Controle; de Minas e Energia; e de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio realizam hoje audiência pública para discutir as causas e consequências do apagão de energia elétrica que atingiu 18 estados no mês passado. Foram convidados o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico, Hermes Chipp.
Em razão do apagão, houve a interrupção na transmissão de 28.800 MegaWatts de energia no Brasil e de 980 MegaWatts no Paraguai. Segundo relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o desligamento ocorreu no sistema de transmissão entre Foz de Iguaçu (PR) e Tijuco Preto (SP), provocando um efeito cascata nos sistemas de transmissão e subtransmissão de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
O debate foi proposto pelos deputados Vanderlei Macris (PSDB-SP), Bernardo Ariston (PMDB-RJ) e Albano Franco (PSDB-SE).
Macris não acredita que o apagão tenha sido provocado por raios e tempestades e cobra explicações mais convincentes do governo.
Segundo ele, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) deixou claro que o apagão não teve causas climáticas. O deputado afirma que é preciso descobrir a causa real, que pode estar relacionada à falta de investimentos no setor.
A reunião está marcada para as 14 horas no plenário 1.
Da Redação/PCS