Secretário ministerial minimiza impacto do apagão elétrico
16/12/2009 - 18:15
O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, admitiu há pouco, em audiência na Câmara, que o apagão do dia 10 de novembro teve uma gravidade maior do que outros eventos do tipo registrados no País, mas que teve um impacto menor.
“Isso demonstra o aprendizado com os problemas do passado e os efeitos positivos dos investimentos realizados”, disse Zimmermann durante a audiência pública conjunta das comissões de Fiscalização Financeira e Controle; de Minas e Energia; e de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, encerrada há pouco.
Ressarcimento
Em resposta ao questionamento do deputado Silvio Torres (PSDB-SP), sobre ressarcimento dos prejuízos aos consumidores, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou que esses ressarcimentos estão acontecendo, como prevê a lei, e estão sendo realizados pelas distribuidoras locais.
Lobão disse também que, além do relatório já concluído pelo Operador Nacional do Sistema, ele aguarda um outro, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que analisou os efeitos. Informou ainda que o ministério instituiu uma comissão especial, chefiada por Márcio Zimmermann, para avaliar todos os relatórios técnicos dos vários setores envolvidos.
Reportagem – José Carlos Oliveira/Rádio Câmara
Edição - Newton Araújo