Curta Maria da Penha

Programas da TV Câmara

27/04/2022

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

27/04/2022

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Por um Brasil sem violência contra a mulher (PR)

Dentre os cinco vídeos vencedores da 8ª edição do concurso de vídeos sobre a Lei Maria da Penha, promovido em parceira com o Banco Mundial e o Facebook, e a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, está o o vídeo “Por um Brasil sem violência contra a mulher”, realizado por Guilherme Neves de Carvalho (PR), vencedora na região Sul.

O aluno Guilherme Neves de Carvalho, da cidade de Marialva (Paraná), teve orientação da professora Sheila Gabarron Ricci, da Escola Municipal CCM Pedro Viriato Parigot de Souza.

O Brasil é o quinto país do mundo com mais mortes violentas de mulheres, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas pra os Direitos Humanos (ACNUDH). Com base em estatísticas como esta, Guilherme Neves produziu seu material. Ele falou que teve de estudar e se dedicar sobre o tema e comentou, emocionado, a conquista: “Estou sonhando, não é real”, disse.

Orientadora de Guilherme, a professora e vereadora Sheila Gabarron citou a instalação da Procuradoria da Mulher no município de Marialva (Paraná) e elogiou a iniciativa do concurso: “Acredito no poder valoroso da educação e o vídeo do Guilherme sugere um Brasil sem violência contra a mulher. E é assim que todos desejam”, concluiu.

Curta Maria da Penha

Em 2013, a Lei Maria da Penha completou sete anos de existência. Para comemorar o feito e lembrar a importância da norma, a Secretaria de Comunicação Social da Câmara dos Deputados e a Procuradoria Especial da Mulher, com o apoio do Banco Mundial, promoveram o 1º Concurso de Curta Documentário sobre a Lei Maria da Penha, que premiou as cinco melhores produções audiovisuais com histórias relacionadas ao tema. O concurso, que selecionou 22 produções inéditas para a fase final, recebeu documentários produzidos em todo o Brasil. São filmes que retratam os dramas vividos por mulheres que sofreram violência doméstica. Assista aqui aos cinco curtas selecionados.

NOSSAS REDES