Curta Maria da Penha

Programas da TV Câmara

27/04/2022

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

27/04/2022

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Em Briga de Marido e Mulher, a Gente Salva a Mulher (GO)

Dentre os cinco vídeos vencedores da 8ª edição do concurso de vídeos sobre a Lei Maria da Penha, promovido em parceira com o Banco Mundial e o Facebook, e a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, está o o vídeo “Em Briga de Marido e Mulher, a Gente Salva a Mulher”, realizado por Fernanda Freitas Santos (GO), vencedora na região Centro-Oeste.

Fernanda Freitas Santos, de Goiânia (Goiás), foi orientada pela professora Karoline Conceição da Silva Cardoso, do Colégio Estadual Olavo Bilac. Ela disse que o vídeo foi feito para desmitificar crenças: “A ideia era mostrar que, muitas vezes, nossa criação sugere que a gente não se envolva nos relacionamentos alheios. No entanto, no caso de violência, devemos fazer o oposto. Precisamos dar apoio à mulher agredida e deixar claro para ela que existe uma lei que a ampara e que ela não está sozinha. É importante que ela denuncie e também se sinta segura”, explicou.

“Em briga de marido e mulher, a gente salva a mulher. Achei fantástica a força dessa frase e foi a partir dela que produzimos o vídeo. A escola tem o papel de esclarecer os alunos e atuar na prevenção à violência, especialmente porque os adolescentes começam a se relacionar nessa fase”, argumentou a professora Karoline Conceição.

 

Curta Maria da Penha

Em 2013, a Lei Maria da Penha completou sete anos de existência. Para comemorar o feito e lembrar a importância da norma, a Secretaria de Comunicação Social da Câmara dos Deputados e a Procuradoria Especial da Mulher, com o apoio do Banco Mundial, promoveram o 1º Concurso de Curta Documentário sobre a Lei Maria da Penha, que premiou as cinco melhores produções audiovisuais com histórias relacionadas ao tema. O concurso, que selecionou 22 produções inéditas para a fase final, recebeu documentários produzidos em todo o Brasil. São filmes que retratam os dramas vividos por mulheres que sofreram violência doméstica. Assista aqui aos cinco curtas selecionados.

NOSSAS REDES