Rádio Câmara

Kalimba

DOBET GNAHORÉ (reprise)

DOBET GNAHORÉ (reprise)

04/12/2022 - 14h00

Kalimba apresenta uma artista pan-africana.  É assim que se define Dobet Gnahoré, nascida em 1982 na Costa do Marfim, uma cantora que é também percussionista, dançarina e formada em Artes Cênicas.

Seu talento vem de família. Ela é filha de Boni Gnahoré, cantor e mestre percussionista.  Dobet Gnahoré é da etnia bété, mas sua música pode ser cantada nas línguas wolof, fon, baoulé, dioula, lingala do Congo, malinké, mina, bambara do Mali, swahili do Quênia ou xhosa da África do Sul, evocando as feridas, as riquezas e esperanças do continente africano.  Tudo misturando afro, pop e electro com os estilos tradicionais de seu país.

Engajada na defesa da paz, das crianças e das mulheres, em 2014 Dobet foi escolhida Embaixadora dos Direitos Humanos pelo governo da Costa do Marfim. Também criou uma ONG, Baara, que ajuda a recolher dinheiro para um orfanato de meninas em Grand Bassam.

Em 2010 Dobet Gnahoré recebeu o Grammy de Melhor Apresentação de Música Urbana/Alternativa, ao lado da norte-americana India Arie, e foi indicada à estatueta de Música Global na categoria Revelação.

Texto e apresentação:  Daniel do Amaral

Trabalhos técnicos:       Marinho Magalhães

Uma grande viagem pela música da África, o continente dos sons. Kalimba mostra a evolução da música dos países africanos e apresenta a diversidade étnica e regional do continente, a partir de seus diversos estilos: a música tradicional, a música urbana, religiosa, instrumental, eletrônica, etc.

Domingo, às 14h, e segunda, à 0h.

TODAS AS EDIÇÕES