Rádio Câmara

Kalimba

FELA DAY 2023

FELA DAY 2023

15/10/2023 - 14h00

Todos os anos, no dia 15 de outubro,  milhares de artistas no mundo inteiro se reúnem para comemorar o FELA DAY, o aniversário do nascimento de Fela Kuti, simplesmente o criador do AfrobeatKalimba se junta a essa grande coletividade para celebrar esse gênio da música da África.

Olufela Olusegun Oludotun Ransome-Kuti  nasceu em Abeocutá, no estado nigeriano de Ogum, no dia 15 de Outubro de 1938, e ficou conhecido profissionalmente como Fela Ransome-Kuti ou Fela Kuti.

Sua grande obra foi a criação, nos anos 70, de um novo gênero do Jazz, que podemos descrever resumidamente como o encontro do Funk norte-americano com os ritmos e instrumentos da música yorubá.  Assim nasceu o Afrobeat, há 50 anos.

O Afrobeat se firmou combinando guitarras, metais e bateria com a percussão yorubá e o vocal intenso de Fela Kuti, obtendo um resultado único. Além do som dos metais, com suas letras incisivas, Fela Kuti fez do Afrobeat um veículo de denúncia contra as ditaduras militares que governaram a Nigéria e outras jovens nações africanas, naquele período.

Fela Kuti morreu em 1997, vítima de complicações da AIDS.  Dois filhos de Fela Kuti,  Femi Kuti  e Seun Kuti, assumiram a herança do Afrobeat e continuam como referência do gênero.  E a dinastia do Afrobeat já está na terceira geração, com o neto do criador,  Made Kuti, aparecendo com força na cena musical da África.


Kalimba completa seis anos no ar pela Rádio Câmara FM 96,9  levando aos ouvintes de Brasília, de todo o Brasil e também da África e do mundo inteiro, pela internet, a música da África contemporânea.


Texto e apresentação:    Daniel do Amaral

Trabalhos técnicos:     Marinho Magalhães

Uma grande viagem pela música da África, o continente dos sons. Kalimba mostra a evolução da música dos países africanos e apresenta a diversidade étnica e regional do continente, a partir de seus diversos estilos: a música tradicional, a música urbana, religiosa, instrumental, eletrônica, etc.

Domingo, às 14h, e segunda, à 0h.

TODAS AS EDIÇÕES