Kalimba
Mory Kanté

24/09/2023 - 14h00
-
MORY KANTÉ - bloco único
-
MORY KANTÉ - bloco 1
-
MORY KANTÉ - bloco 2
-
MORY KANTÉ - bloco 3
-
MORY KANTÉ - bloco 4
Nesta edição Kalimba presta homenagem a um grande personagem da história da música da África: Mory Kanté. Ele nasceu na República da Guiné em 1950 e faleceu aos 70 anos de idade, em 2020. Contemporâneo de Salif Keita e Youssou N’Dour, nos anos 1980 Kanté foi um dos primeiros artistas africanos a ter projeção mundial na World Music. Seu sucesso Yeke Yeke, de 1987, tocou nas pistas de dança do mundo inteiro e valeu um disco de ouro e o prêmio Victoire de la Musique, o grammy da música de língua francesa.
Filho de um djeli mandinga e de uma cantora tradicional da Guiné, Mory Kanté foi criado dentro da tradição musical de sua família. No entanto, quando se mudou para a capital do Mali, Bamako, entrou em contato com a rumba congolesa, a salsa caribenha, o pop e rock anglo-saxões e incorporou essas novidades. Trocou o balafon pela guitarra e pelas batidas eletrônicas e foi para a França, onde começou uma movimentada carreira internacional.
Na maturidade retornou à Guiné, onde construiu um centro cultural para a formação de jovens músicos e criou uma orquestra tradicional de 130 componentes. Entrou para a história como um dos primeiros artistas africanos a promover o encontro da música tradicional de seu país com os ritmos da música ocidental.
Kalimba completa seis anos no ar pela Rádio Câmara FM 96,9 levando aos ouvintes de Brasília, de todo o Brasil e também da África e do mundo inteiro, pela internet, a música da África contemporânea.
Texto e apresentação: Daniel do Amaral
Trabalhos técnicos: Marinho Magalhães