Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Vitor Lippi: Confiança na ciência e tecnologia deve ser acompanhada por investimentos

08/11/2021 -

  • Entrevista - Dep. Vitor Lippi (PSDB-SP)

A percepção do brasileiro sobre a importância da ciência, tecnologia e inovação atinge 92% dos entrevistados, grau semelhante ao de outros 16 países pesquisados. A confiança na área de pesquisa é tema de debate na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, coordenado pelo deputado Vitor Lippi (PSDB-SP), que reforça o trabalho do colegiado na garantia de recursos para as investigações científicas no país, especialmente a partir de emendas para financiar as atividades da Embrapa, na agricultura, e da mais recente Embrapii, voltada para o segmento industrial.

O deputado lamenta que faltam planos estratégicos de desenvolvimento para o Brasil e, além disso, os investimentos em pesquisa sofrem cortes orçamentários constantes. Ele também pontua que a média de financiamento da ciência e tecnologia no país, que atinge 1,2% do produto interno bruto, já está abaixo de outros países, nunca inferior a 3%.

Para Vitor Lippi, o resultado final do avanço científico e tecnológico é o aumento da competitividade das empresas nacionais em um mundo globalizado, alavancando a geração de empregos e renda para a população brasileira. Ele ainda reforça a importante das pesquisas na área de saúde, hoje especialmente no enfrentamento da pandemia de coronavírus.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE