Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Celso Maldaner: autonomia do Banco Central é um sinal positivo ao mercado

10/11/2020 - 09h10

  • Entrevista - Dep. Celso Maldaner (MDB-SC)

Relator de uma série de propostas que já tramitam na Câmara sobre a autonomia do Banco Central, o deputado Celso Maldaner (MDB-SC) anuncia que vai acatar o texto aprovado na última semana pelo Senado Federal, em relação a ainda outro projeto sobre o tema. Para o deputado, há urgência na aprovação da matéria, para que a independência da instituição seja implantada já a partir do próximo ano.

Pelo projeto, a diretoria do Banco Central terá mandato de quatro anos e o início acontece no terceiro ano da gestão do presidente da República no exercício do cargo, com o objetivo de evitar ingerências políticas na administração da instituição financeira federal. Celso Maldaner acredita que a medida seja um sinal positivo ao mercado e possa estimular a atração de investimentos internos e externos na economia brasileira, além de permitir de imediato a retomada das atividades produtivas no período pós-pandemia, desde que seja aprovada ainda este ano pelo Congresso Nacional e seja implantada já em 2021.

Mas o parlamentar não teme que a política do Banco Central autônomo não vai entrar em choque com as ações planejadas pelo governo federal, porque as metas econômicas continuarão a ser determinadas pelo Conselho Monetário Nacional, órgão que tem a participação de representantes de ministérios.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo