Rádio Câmara

Com a Palavra

Deputada Janete Capiberibe critica nova CPI da Funai e do Incra

16/11/2016 - 11h08

  • Deputada Janete Capiberibe critica nova CPI da Funai e do Incra

A nova CPI da Funai e do Incra vai aproveitar todo o trabalho da comissão parlamentar de inquérito anterior, criada no ano passado, para investigar denúncias de irregularidades na demarcação de terras indígenas e quilombolas.

O novo colegiado foi instalado no dia 9 de novembro, sob protesto de indígenas e partidos de oposição. Os manifestantes alegam que a nova CPI não tem foco definido, além de adotar o modelo de criminalização dos movimentos em defesa dos povos tradicionais.

A primeira CPI da Funai encerrou as atividades em agosto deste ano, sem ter conseguido aprovar o relatório final.

Na segunda-feira, o Com a Palavra conversou sobre o tema com o presidente da CPI da Funai e do Incra, deputado Alceu Moreira, do PMDB do Rio Grande do Sul. Hoje (16), a convidada para discutir o tema foi a deputada Janete Capiberibe, do PSB do Amapá, que é integrante do colegiado.

A deputada critica a CPI, que, segundo ela, não vai investigar denúncias de irregularidades na demarcação de terras indígenas e quilombolas e servirá apenas como instrumento dos deputados ruralistas para incentivar a violência no campo, além de contribuir com a política do “entreguismo” das riquezas do país.

Ouça o áudio completo da entrevista.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.