Rádio Câmara

Com a Palavra

Especialista analisa pontos da reforma política ainda pendentes de votação

02/06/2015 - 11h58

  • Especialista analisa pontos da reforma política ainda pendentes de votação

O Plenário da Câmara vai retomar as votações sobre a reforma política no dia 10 de junho. Os deputados vão analisar vários pontos da proposta de emenda à Constituição que vai alterar o sistema político e eleitoral do país: tempo de mandato, voto obrigatório ou facultativo, coincidência das eleições, cota para mulheres, data da posse presidencial, federações partidárias, entre outros temas.

Na primeira semana de votação, o Plenário decidiu manter o atual sistema de eleição de deputados e vereadores; acabar com a reeleição para chefes do Executivo; cortar o Fundo Partidário de legendas sem congressistas; e permitir doações de empresas a partidos, e de pessoas físicas a partidos e candidatos.

Para comentar a reforma política, principalmente os pontos que ainda não foram votados no Plenário, esteve Com a Palavra nesta terça-feira o consultor legislativo da Câmara dos Deputados Roberto Carlos Pontes. Ele é especialista em Direito Constitucional e Eleitoral. Confira a entrevista.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.