Rádio Câmara

Com a Palavra

Brasil cai nove posições no ranking de igualdade de gênero

07/11/2014 - 10h22

  • Brasil cai nove posições no ranking de igualdade de gênero

Divulgação/Tribunal de Justiça de Tocantins
Direitos Humanos e Minorias - Mulheres  -Igualdade entre os sexos

O Brasil ocupa a posição de número 71 no ranking de igualdade de gênero do Fórum Econômico Mundial. O relatório, divulgado recentemente, mostra que o país caiu nove posições em relação ao ano passado, mas manteve a igualdade de participação de homens e mulheres nas áreas de educação e saúde.

O estudo revelou, ainda, que o Brasil piorou o seu desempenho com relação ao salário, participação e liderança feminina no mercado de trabalho. E que vai levar 81 anos para a diferença entre homens e mulheres ser superada em todo o mundo, se o progresso mantiver o ritmo atual.

Os países nórdicos aparecem no topo do ranking de igualdade de gênero. A Islândia e a Finlândia encabeçam a lista dos 142 países pesquisados pelo Fórum Econômico Mundial. Os últimos colocados são Paquistão e Iêmen.

Para falar sobre o ranking de igualdade de gênero, o Com a Palavra... convidou a socióloga e professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Rosana Schwartz.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Luiz Cláudio Canuto

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

MAIS CONTEÚDO SOBRE