Rádio Câmara

Com a Palavra

Câmara homenageia professor, deputada Dorinha fala dos desafios da profissão

15/10/2014 - 11h00

  • Câmara homenageia professor, deputada Dorinha fala dos desafios da profissão

Hoje é o dia do professor. A data entrou no calendário nacional há 51 anos durante o governo de João Goulart. O intuito do então presidente da República era chamar atenção da nação brasileira para a função do educador.

Mas um fato que muita gente desconhece é que o primeiro passo dado para criação de uma data específica para professor aconteceu ainda no período do império. Em 15 de outubro de 1827, quando Dom Pedro I, imperador do Brasil, institucionalizou o ensino elementar no País.

Gabriela Korossy - Câmara dos Deputados
Sessão Solene em homenagem ao Dia do Professor. Hino executado pelo Duo da Banda do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal
Sessão Solene em homenagem ao professor. Hino executado pelo duo da banda do Corpo de Bombeiros do DF.

Mas a ideia de fazer do dia 15 de outubro feriado ganhou força, 120 anos depois, em São Paulo, com o professor Salomão Becker, que propôs uma reunião com o corpo docente da escola para debater os problemas da categoria.

A professora deputada Dorinha Seabra do Democratas de Tocantins diz que hoje existem  dois grandes desafios a serem superados: manter o professor em sala de aula e atrair novos profissionais. "Muitos gostam da carreira mas acabam migrando para outras áreas por falta de valorização da carreira". Dorinha diz que devido a esse quadro não há professores suficientes para atender a demanda do País. Confira a entrevista.

Atualmente, o número de professores no Brasil ultrapassa dois milhões e meio, sendo que dois milhões deles atuam na educação básica. Quase 80% trabalham na rede pública de ensino.

A Câmara comemora o dia do professor com uma Sessão Solene. E quem conversa conosco sobre o assunto é a professora e deputada Dorinha Seabra, do Democratas de Tocantins.

Apresentação: Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.