Rádio Câmara

Com a Palavra

Seminário discute desafios da Previdência Social; consultor defende nova reforma

15/10/2014 - 09h46

  • Seminário discute desafios da Previdência Social; consultor defende nova reforma

A Câmara promove nesta quarta (15) um seminário para debater a situação da Previdência Social brasileira.

Promovido pela Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados, o evento vai discutir a sustentabilidade dos regimes previdenciários no contexto de envelhecimento populacional, da proteção a idosos e pessoas com deficiência, do alto nível de aposentadorias por invalidez e da pressão social pelo fim do fator previdenciário.

Luis Macedo - Câmara dos Deputados
Abertura do
Abertura do Seminário: “Previdência Social Brasileira: Desafios para a Garantia de Proteção Social com Sustentabilidade"

Um dos organizadores do seminário da previdência social brasileira, o ex-secretário de previdência social, do ministério da previdência e consultor legislativo, da Câmara dos Deputados, Leonardo Rolim fala da necessidade de uma nova reforma da Previdência Social e diz que já deveria ter sido feita há alguns anos. Ele justifica que hoje há um grande número de pessoas que estão no mercado de trabalho. Mas esse fenômeno tenderá a acabar em dez anos. O número de idosos crescerá, em 2050 30% da população brasileira será de pessoas com mais de 60 anos. "Quando essas pessoas que estão no mercado de trabalho agora, forem se aposentar a Previdência terá três vezes o número de aposentados que temos hoje, por isso é preciso adaptar a previdência a essa nova realidade", diz.

Confira a entrevista.

Apresentação: Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.