Rádio Câmara

Com a Palavra

Análise da Seguridade Social confirma superávit em 2013

09/10/2014 - 10h41

  • Análise da Seguridade Social confirma superávit em 2013

A Associação Nacional dos Auditores-fiscais da Receita Federal do Brasil (ANFIP) realizou estudo sobre a seguridade social brasileira. A publicação "Análise da Seguridade Social 2013" traz um levantamento completo do comportamento das receitas do orçamento da seguridade social e a utilização dos recursos.

A seguridade social consiste num conjunto de políticas sociais cujo fim é amparar e assistir o cidadão e a sua família em situações como a velhice, a doença e o desemprego.

Os números confirmam que o sistema de seguridade social registrou superávit de R$ 76 bilhões em 2013. A obra vai ser apresentada na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados.

Em entrevista ao Com a Palavra..., o vice-presidente de Assuntos Fiscais da (Anfip), Vanderley José Maçaneiro, detalha esse cenário. Ele faz críticas às desonerações da folha de pagamentos, que estariam prejudicando a seguridade social, uma vez que os valores desonerados não têm sido integralmente repostos ao caixa da seguridade social brasileira. Maçaneiro atribui o aumento da arrecadação à melhoria no índice de emprego e ao bom desempenho paramentar.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

MAIS CONTEÚDO SOBRE