Rádio Câmara

Com a Palavra

Especialista diz que apenas 3% dos moradores de rua conseguem se articular para reivindicar direitos

27/05/2014 - 09h54

  • Especialista diz que apenas 3% dos moradores de rua conseguem se articular para reivindicar direitos

Até sexta-feira, o Conselho Nacional do Ministério Público promove, a "Semana de Mobilização Nacional em Defesa das Pessoas em Situação de Rua”.

A iniciativa, que está sendo desenvolvida em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, tem como objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação do Ministério Público brasileiro na defesa dos direitos das pessoas em situação de rua, em especial nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.

Divulgação/ ABr - Marcello Casal Jr
Cidades - Favela e pobreza - Moradores de rua
Moradores de rua

De acordo com uma pesquisa realizada em 75 municípios, entre 2007 e 2008, pelo Ministério de Desenvolvimento Social, em parceria com a Unesco, o total de pessoas adultas em situação de risco identificadas era de aproximadamente 50 mil.

E para conversar sobre o assunto, o programa Com a Palavra convidou Paulo César Vicente de Lima, coordenador do evento e integrante colaborador do Conselho Nacional do Ministério Público.

Paulo César Vicente de Lima afirma que os moradores de rua são os mais vulneráveis e sofrem diversas violações e preconceitos, além de serem vítimas de crimes violentos.  Sobre a pesquisa, ele informa ainda que 88% dessa população não tem acesso a diversos serviços públicos e apenas 3%  são capazes de se articular e reivindicar direitos.
 

Apresentação: Lincoln Macário e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.