Rádio Câmara

Com a Palavra

Deputado diz que reconhecimento do racismo é um passo fundamental para o combate à desigualdade

20/11/2013 - 09h52

  • Deputado diz que reconhecimento do racismo é um passo fundamental para o combate à desigualdade

Hoje é o Dia da Consciência Negra. E mais do que um feriado, comemorado em várias cidades o país, a data é momento para reflexão.

Instituído, em 1971, pela ONU, com o sendo o ano internacional para ações de combate ao racismo e a discriminação racial, o dia 20 de novembro também foi escolhido para a realização da primeira manifestação alusiva a Zumbi dos Palmares, em Porto Alegre.

A data é comemorada desde então e faz referência à consciência negra, a fim de ressaltar as dificuldades que os negros passam séculos depois da abolição da escravatura, no Brasil. A escolha do dia 20 de novembro é uma homenagem a Zumbi, o último líder do Quilombo dos Palmares.

Na Câmara, a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos realiza, hoje na Câmara, ato em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra. Confira entrevista com o deputado Luiz Alberto, do PT da Bahia, que preside a Frente Parlamentar em Defesa da Igualdade Racial.
 

Apresentação: Lincoln Macário e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.