Saúde

Câmara aprova programa de orientação sobre uso do SUS para pacientes com câncer de mama

Foram votadas emendas do Senado à proposta, que seguirá para sanção

31/08/2022 - 12:17   •   Atualizado em 31/08/2022 - 20:15

Elaine Menke/Câmara do Deputados
Deputada Tereza Nelma fala ao microfone. Ela é branca, usa óculos, chapéu e um blazer cor-de-rosa
A autora do projeto, deputada Tereza Nelma

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (31) emendas do Senado Federal ao projeto de lei que cria o Programa Nacional de Navegação de Paciente para pessoas com câncer de mama. O texto, que havia sido aprovado originalmente pelo Plenário em março, será agora enviado para sanção.

Essa navegação é definida no Projeto de Lei 4171/21, da deputada Tereza Nelma (PSD-AL), como um procedimento de acompanhamento dos casos de suspeita ou confirmação de câncer por meio da abordagem individual dos pacientes a fim de prestar orientação e agilizar o diagnóstico e o tratamento.

A relatora, deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), recomendou a aprovação das alterações feitas pelos senadores. “Ao revisar a matéria, o Senado votou duas emendas que se mostram bastante consentâneas com os objetivos principais da proposta e podem ser consideradas meritórias em sua essência”, afirmou.

Wesley Amaral/Câmara dos Deputados
Deputada Carmen Zanotto discursa no Plenário da Câmara. Ela é branca, tem cabelos castanhos e lisos e usa um blazer lilás
A relatora das emendas do Senado, deputada Carmen Zanotto

A primeira alteração feita pelo Senado trata da garantia de acesso do paciente à orientação individual e ao suporte direcionados ao sucesso do tratamento, com a inserção de previsão sobre a manutenção de contato por telefone e por e-mail. “Não há dúvidas de que tal dispositivo aprimora o texto inicial”, disse a relatora.

A segunda alteração promovida pelos senadores contemplou a integração entre o programa previsto no PL 4171/21 e a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas desenvolvida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Tal integração se mostra de alto interesse social”, defendeu Carmen Zanotto.

Reportagem - Ralph Machado
Edição - Natalia Doederlein

  • Áudio da matéria

    Ouça esta matéria na Rádio Câmara

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4171/2021

Íntegra da proposta