Educação, cultura e esportes

Comissão aprova projeto que reconhece jogo de queimada como modalidade esportiva

O reconhecimento possibilita a profissionalização e o acesso a incentivos financeiros

29/06/2022 - 13:07  

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Deputado Roberto Alves fala ao microfone
Alves recomendou a aprovação e lembrou que o DF já reconhece a queimada como esporte

A Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que reconhece o jogo de queimada como modalidade esportiva no Brasil. Isso permite a profissionalização do esporte e o acesso a recursos e incentivos autorizados em lei.

O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Roberto Alves (Republicanos-SP) ao Projeto de Lei 2810/21, da deputada Celina Leão (PP-DF), e ao PL 2909/21, apensado. O substitutivo tem o mesmo teor da proposta original.

“O jogo de queimada é uma modalidade bastante popular no Brasil”, avaliou o relator. Ele ressaltou que, no Distrito Federal, o jogo de queimada já foi legalmente reconhecido como modalidade esportiva em 2020 e, como resultado desse reconhecimento, foi realizado em outubro de 2021 o 1º Campeonato Brasiliense de Queimada – a primeira competição oficial do esporte na capital do País, com a participação de 360 atletas.

“Essa é uma mostra do desenvolvimento desse esporte, que já conta com equipes e competições importantes e que merece ser reconhecido como modalidade esportiva pelo poder público”, concluiu.

Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta